Início Artigos O brasil e o capital humano

O brasil e o capital humano

COMPARTILHAR

O atoleiro no qual se encontra o Brasil tem seu fulcro em certas obviedades. A maior e mais importante delas é a falta de investimento no capital humano, e isto pode nos reservar um futuro medíocre.

Para que o nosso desenvolvimento tome velocidade necessitamos de maior produtividade da nossa força de trabalho, e isso só virá com o estabelecimento de um cenário mais atrativo para os empreendedores.

Gasta-se muito em educação, mas gasta-se mal porque nos faltam bons professores e que estes, quando bem preparados, recebam salários que os encoraje a superar as adversidades, desde a falta de uma boa estrutura em sala de aula até, infelizmente, a insegurança advinda da violência nas comunidades.

A educação com qualidade não acontecerá sem o apoio de professores qualificados e devidamente valorizados, pois este profissional sempre foi e sempre será a base da existência de outras profissões.

As nossas instituições educacionais devem deixar de preparar pessoas para terem um emprego, mas, sim, para serem verdadeiros empreendedores, e, para tanto, necessitamos de professores empreendedores.

É muito triste se constatar que jovens entre 15 e 17 anos chegam ao final do ensino médio sem conhecimentos profissionalizantes, e o professor não estar preparado para enfrentar esse desafio.

Por outro lado, há a necessidade da sociedade como um todo assumir a sua parcela de responsabilidade pela falta de valorização do professor como seria a sua obrigação.

Quando encararmos a educação como valor preponderante e o professor como o principal protagonista nesse processo estaremos prontos para tornar o Brasil uma potência. Sem isso não há perspectiva de bom futuro, e, convenhamos, o futuro é hoje.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here